Todos conhecemos a atuação deste importante elo da cadeia de operações de comércio exterior . Ele está inserido no setor de logística e é de bastante utilidade especialmente quando se trata de embarque feito em carga solta ou aéreo.
Na carga solta marítima temos o conhecido embarque LCL (Less than a Container Load) que é bastante utilizado para transportar cargas fracionadas. Neste caso o agente agrega diversas cargas de vários embarcadores , faz a consolidação das mesmas e embarca em um único container para o qual ele já tem um frete acordado com a companhia marítima.
É sabido que os agentes de carga compram espaço nos navios por um certo valor e revendem por um valor maior onde está embutido a sua remuneração pelo serviço prestado. E é claro que o staff envolvido para levar à cabo de maneira satisfatória todas tarefas em um agente de carga não deve ser pequeno e que tal staff acaba saindo caro para a empresa principalmente se considerarmos o absurdo que é nossa legislação trabalhista.
Por outro lado , se o staff for pequeno a empresa não conseguirá dar sequência a todas as tarefas que um único embarque demanda. Quem dirá as várias tarefas que se referem aos múltiplos embarques semanais que são necessários para tornar a empresa viável.
É aí que a conta não fecha pois como uma empresa pode proporcionar um serviço personalizado e de qualidade se tem de fechar cada vez mais negócios para se manter sustentável ?
Alguém pode dizer que a empresa tem de ter pessoal operacional destacado para fazer esse “follow up” . Ok eles tem isso mas nunca em número suficiente para monitorar as centenas de bookings que tem de ser fechados semanalmente para manter a empresa sustentável.
E aí como fica ? Bem, a tendência é a de que os 20% de clientes mais frequentes e com maior volume tenham um monitoramento mais qualificado e que o restante seja monitorado conforme a exigência do cliente, caso contrário tende a entrar no sistema e seguir procedimentos padrões o que funciona mas não está livre de incorrer em atrasos e enganos involuntários diversos que geralmente acabam adicionando custos extras aos processos.
E esta é justamente uma das áreas para a qual desenhamos soluções viáveis.